04.01.2023

Susana Duarte na primeira pessoa

O Conservatório de Música da Física de Torres Vedras comemora, este mês de janeiro, o seu 42.º aniversário. Que balanço faz deste trajeto já assinalável desta consagrada escola?

SD: O balanço é positivo, certamente. Esta escola nasceu da vontade e do empenho de um homem, Luís António Maldonado Rodrigues, que venceu alguns obstáculos e adversidades para a criar. Ao longo destes anos, passámos por altos e baixos, como é normal, mas tentamos reinventar-nos a cada ano que passa, adaptarmo-nos a novas realidades, fiéis à memória e aos objetivos dos seus fundadores.

 

O Conservatório conta com uma vasta oferta formativa, com mais de 15 instrumentos. Sente que este variedade e diversidade também é atrativa e dá aos alunos a possibilidade de experimentarem várias opções até descobrirem definitivamente aquele que mais gostam?

SD: Pensamos que é muito importante que cada aluno escolha acertadamente o instrumento, condição fundamental para se sentir motivado a estudar música. Oferecemos, todos os anos, dias abertos que permitem aos potenciais alunos experimentar vários instrumentos, pois queremos que a escolha seja informada. A diversidade da oferta permite também tornar mais interessante fazer música em conjunto.

 

A iniciação musical no Conservatório começa a partir dos 4 anos. A possibilidade de começarem tão cedo a familiarizarem-se com a música e os instrumentos é também um fator que cria um elo para a vida entre o aluno e a música?

SD: A influência da música na educação e na formação do indivíduo vem já desde a Grécia Antiga! Esta familiarização precoce permite, sobretudo, desenvolver competências criativas, o ouvido, a coordenação, a sensibilidade para as artes e a atenção. Começando cedo, é possível também passar por vários instrumentos até escolher o preferido ou o ideal para aquele aluno.

 

Num âmbito mais pessoal, há quanto tempo a Susana está ligada ao Conservatório, onde atualmente é Diretora Pedagógica?

SD: Faz trinta anos neste ano letivo que entrei como aluna. Depois, como outros colegas, passei a professora.

 

Se tivesse de eleger um momento mais marcante, ao longo destes anos, qual seria?

SD: Tendo a escola uma história já tão longa, é difícil eleger um único momento. E com certeza outros estarão por vir. Vamos tentando construir momentos importantes ano a ano, para que os que já passaram por aqui (e os que ainda passarão) se orgulhem desta instituição.