Vocacionada para adultos e idosos, melhora a condição física dos indivíduos de ocupação ou profissão sedentária. As aulas em grupo promovem a manutenção física e o divertimento, procurando conservar o organismo em condições de saúde sem recorrer a uma sobrecarga do esforço físico.
Ginástica de recreação, com exercícios fáceis de executar, curtos e variados, adaptados ao desenvolvimento geral de cada escalão e explicados de forma simples e sugestiva.
Composta por várias classes dos 3 aos 12 anos, estas visam igualmente o aperfeiçoamento dos jovens ginastas, tendo em vista a futura integração nas classes representativas ou de competição.
Há referências à modalidade na arte egípcia que remontam ao ano 2300 a.c. Requer força, flexibilidade, harmonia corporal e facial ao ritmo da música. Cada ginasta tem uma função. Normalmente, os bases são mais velhos e fortes, pois sustentam o volante. O volante é mais novo e leve para aumentar a duração do exercício.
Existem 5 categorias: Pares Femininos, Pares Mistos, Pares Masculinos, Grupos Femininos e Grupos Masculinos. De grande espetacularidade, é uma modalidade completa e enraizada na Física. Uma disciplina rica em espírito de equipa e confiança entre atletas e treinadores.
Reservada a praticantes que reúnam condições físicas apropriadas, resultantes de preparação gímnica especializada, anteriormente recebida, e que manifestem vontade de se dedicar à pratica das modalidades que a constituem, a saber: ginástica acrobática (pares fem/masc., trios fem. e grupos masc.) e trampolins (mini-trampolim, duplo-mini-trampolim e tumbling).