Natação

"Os treinos diários ajudaram-me a ser mais responsável na escola.”

Hey Fernandes, atleta natação competição

Introdução

Para potenciar um crescimento gradual dentro da modalidade, oferecemos diferentes Níveis de Iniciação ou Adaptação ao Meio Aquático. As crianças dos 4 aos 6 anos formam as Estrelas do Mar, seguindo-se os Pinguins para crianças dos 5 aos 8 anos, e as Focas para crianças dos 9 aos 11 anos. Estes níveis incluem uma componente lúdica de trabalho complementar (Motricidade Infantil), constituindo uma forte aposta de desenvolvimento integral da criança.

Para os mais velhos, existem aulas de Iniciação e Aperfeiçoamento, as Focas, destinadas a adultos e jovens com mais de 11 anos. As classes de Formação Técnica, para crianças dos 7 aos 11 anos e para adultos e jovens com mais de 11 anos dividem-se em Golfinhos (Nível Elementar) e Tubarões (Nível Avançado).

Existem ainda as aulas Familiares, que além de ensinarem e aperfeiçoarem as técnicas de nado, visam a Manutenção e Elevação da Condição Física, Relaxamento e Correção Postural. Aulas para todas as idades, adaptadas à População Sénior, Pré e Pós-Parto.

Pré-Competição

A Física disponibiliza este escalão destinado a crianças até aos 11 anos que indiciem capacidades para no futuro integrarem as equipas de competição. Participam em competições não federadas mas aproveitam este ambiente de sã rivalidade para demonstrarem a sua garra na piscina.

Competição

Engloba todos os atletas pertencentes às categorias estipuladas pela Federação Portuguesa de Natação, que preencham os requisitos técnicos necessários para representar a Física na estrutura federada. Estamos convosco a cada braçada!

Hidroginástica

Esta disciplina conjuga o movimento aquático e a música. Destina-se a adultos e jovens desde os 15 anos de idade, de ambos os sexos. Na água podem-se fazer todos os movimentos que efetuamos em terra, de uma forma mais lenta. A diferente composição de cada aula, com jogos, exercícios localizados e aeróbicos, fazem da ginástica aquática uma das atividades mais completas. Promove-se a resistência muscular geral, o reajustamento postural e a diminuição do tecido adiposo.

Natação para Bebés


Destinada a Bebés entre os 6 e os 48 meses. As aulas realizam-se com a presença dos Pais na água contribuindo para o reforço dos laços afetivos familiares. O trabalho visa a aquisição das componentes básicas de adaptação ao meio aquático, dando grande relevo ao jogo e à brincadeira.

Aquagym


Modalidade com objetivos terapêuticos aquáticos, visando a promoção da saúde e a prevenção da doença.

Pólo Aquático

Constitui o único jogo desportivo coletivo na família da Natação. As técnicas específicas de nado, o conhecimento técnico e tático, a melhoria da condição física geral e o conhecimento das regras do jogo são os ingredientes das aulas desta aliciante modalidade.

Personal Training


No treino Pessoal, o Professor realiza um acompanhamento personalizado e individualizado do praticante, no sentido de atingir os objetivos específicos de cada caso, seja o controlo do peso, melhoria da condição física ou aprendizagem individual da modalidade.

Regime Livre


Para alunos com mais de 15 anos, aptos para integrar aulas dos níveis de Formação Técnica e pretendam nadar com flexibilidade horária.