09.10.2020

Seniores F de Basquetebol da Física iniciam época desportiva

São uma equipa jovem, em que a média das idades das jogadoras ronda os 21 anos. São todas basquetebolistas que cresceram na Física, não fosse esta uma associação que aposta na formação dos seus desportistas ao longo dos anos.

As seniores do basquetebol da Física pretendem na época 20/21 disputar o Campeonato Nacional da 2ª divisão e a Taça Nacional. Não encaram a tarefa de ânimo leve, mas antes avançam com a consciência de que dão sempre o seu melhor e que, depois de um momento competitivo, dedicam tempo a analisar o seu desempenho. Esta é uma tática do treinador Rui Pestana, para quem os jogos da época 19/20, apesar de não se terem traduzido em resultados visíveis nas tabelas, proporcionaram oportunidades de crescimento a uma equipa constituída por elementos juniores, que se bateram contra equipas muito mais experientes.

Em 20/21, o plantel de basquetebol da Física sofre algumas alterações, reduzindo o número de jogadoras. A ida para a universidade ou mudança de percurso profissional acabam por impossibilitar a permanência de alguns elementos na equipa, embora continuem a apoiar as colegas que deixam para trás. Por outro lado, nesta época desportiva, algumas jogadoras que jogavam em dois escalões, vão agora passar exclusivamente para a equipa sénior, o que vai ai com certeza ter reflexos na rotatividade, na dinâmica e até no foco de cada uma. Para já, não se regista entrada de nenhuma nova jogadora.

Agora que o basquetebol da Física iniciou um novo escalão de Sub16 feminino, e estando os treinos adaptados para funcionarem de acordo com as orientações da DGS e delegado de saúde de Torres Vedras, esta é uma oportunidade para as jovens do concelho.

A modalidade da Física está também reconhecida pela ABL como o clube com maior rácio de cartões brancos de fair play atribuídos em jogos, o que significa que a aposta na promoção da ética desportiva pela AEFD está a dar os seus frutos.

 


Legenda: Rui Pestana (treinador); Nadine Gregório; Filipa Pinto; Beatriz Conceição; Inês Fonseca; Bárbara Cosme; Paula Brilhante; Mariana Pires; Beatriz Melo; Beatriz Silva; Sara Pinho; Joana Silva.