27.08.2019

Press Release Europeu Hóquei em Patins

A Associação de Educação Física e Desportiva recebeu no dia 26 de setembro Carlos Bernardes, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras; Luís Rei - Diretor Arbitragem World Skate Europe Rink-Hockey;Luís Sénica, Presidente da Federação de Patinagem de Portugal e João Pires, Presidente da Associação de Patinagem de Lisboa. Sérgio Galvão, presidente da Física, deu as boas-vindas aos elementos representantes destas entidades que são parceiras da associação Torriense na organização do 38º Campeonato da Europa de Hóquei em Patins Sub 17.

Como referiu o Presidente da FPP, este é um campeonato de sinergias, pela partilha e colaboração de todas estas entidades. Na sua intervenção, Luís Sénica reconheceu em Torres Vedras um município que "sabe receber" e que acolherá os atletas e visitantes como ninguém. Reconheceu também na Física "um baluarte do Hóquei em Patins", dada a história da modalidade e dos atletas que, tendo feito a sua formação na AEFD, conseguiram chegar e vencer competições europeias.

Sérgio Galvão referiu isso mesmo, que a Física é uma escola de formação, orgulhosa dos jovens que prepara para competições como estas, mas também uma associação que pretende formar cidadãos plenos, com valores de ética no desporto mas que se irão manifestar em várias áreas pelas suas vidas. O Campeonato Europeu será por isso também palco de ações promotoras da ética desportiva, não fossem Sérgio Galvão e Luís Sénica dois dos embaixadores do Plano Nacional da Ética no Desporto.

Prova também de que as experiências dos atletas e visitantes ultrapassam a esfera do Desporto é o facto de serem convidados a conhecer a região. Instalados por várias unidades hoteleiras no concelho, vão visitar o Castro do Zambujal e outros pontos de interesse, referiu o Presidente da APL, João Pires. De facto, esta competição vai dinamizar o concelho através do ramo hoteleiro, restauração e turismo, como salientou o Presidente da CMTV, Carlos Bernardes. É um dos motivos que leva ao investimento da Câmara Municipal na associação e recuperação dos espaços desportivos, além da promoção da Saúde e Desporto.

De 01 a 07 setembro a Física será o palco de jogos emocionantes em que as seleções da Alemanha, Andorra, Espanha, França, Inglaterra, Israel, Itália, Portugal e Suíça competem pela vitória. O calendário de jogos já é conhecido e está a ser divulgado pela Física nas redes sociais e na associação (www.facebook.com/38EuroHoqueiS17). A organização aconselha a que o público chegue aos jogos com alguma antecedência, especialmente àqueles em que joga Portugal, dada a possibilidade do Pavilhão atingir a sua capacidade máxima. A entrada é livre!