22.04.2019

O SANO quer ser desportista! - Já disponível

O título do livro é "O Sano Quer Ser Desportista" e conta a história da nossa mascote que, como tantas crianças e jovens, quer praticar um desporto, mas que tem pressa em ser um vencedor, em desenvolver técnica e, por isso, este é um caminho de aprendizagem. É de facto nesta procura por um desporto que lhe permita ser um vencedor, que o Sano percebe que não são as nossas características físicas que determinam o sucesso; nem as nossas limitações que o impedem. Percebe que temos de ser persistentes e dedicados para alcançar o nosso objetivo e que, com a ajuda e incentivo dos nossos amigos, conseguimos chegar mais longe.

Este livro faz referência às modalidades desportivas da Física, representando todos os seus atletas com animais, caricaturando a imagem que temos de cada modalidade. Por exe, as girafas são basquetebolistas, pela sua altura; as ginastas são macacas, por andarem sempre penduradas. Este é  um mundo de faz-de-conta mas com uma mensagem muito real e além-desporto, com a qual todos nos conseguimos identificar.

A autora é a Coordenadora de Marketing e Relações Públicas da Física, Cristina Lopes. A ideia de fazer esta história nasceu no seguimento das iniciativas que a Física tem promovido em prol da Ética Desportiva e da formação pessoal dos seus atletas e comunidade. As ilustrações foram feitas pela Adriana Pereira, do Gabinete de Comunicação da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, com o apoio desta entidade.

O livro foi apresentado no passado dia 18 de abril, com a presença das autoras, do Presidente da AEFD, Dr. Sérgio Galvão e da Vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dra. Ana Umbelino, que salientou a importância deste livro como um instrumento valioso para fomentar a literacia desportiva e dar a conhecer outras modalidades.

Na sessão de apresentação estiveram também presentes algumas crianças, que colocaram as suas questões e que pediram ao autógrafo da mascote da Física.

O Presidente da associação terminou com os agradecimentos feitos no livro "Aos pais, por incentivarem os seus filhos a praticar desporto. Aos filhos, por nos inspirarem diariamente, através do seu exemplo, a lutar pelos nossos sonhos."

O livro está à venda na Física, no balcão de atendimento.