02.12.2022

Mensagem de Luís Bolas

"Caros amigos,

É com uma enorme sensação de dever cumprido que caminhamos para o final de mais um ano.

Também este diferente, e com novos desafios, mas que conseguimos ultrapassar com distinção e progredir sempre no sentido de aumentar a sustentabilidade da atividade da Física.

Prova disso é o Relatório e Contas referente à época anterior (Set.2021/Ago.2022), apresentado em Assembleia Geral, que demonstrou mais uma vez resultados positivos. Algo que acontece pelo sexto ano consecutivo, e que contempla ainda a redução do passivo exigível e da divida bancaria, num contexto complexo, após dois anos de pandemia. De relembrar que acresce ainda o facto de este ter sido um ano marcado por um nível de inflação galopante, nomeadamente no que concerne aos custos de energia, que são uma das principais rúbricas de gastos da nossa atividade.  

Relembramos que esta Direção que foi empossada para o seu primeiro mandato em março de 2015 e está já no seu terceiro e último mandato em termos estatutários. Desde essa data, com o esforço de todos, e com uma reestruturação da divida herdada, através da contratação de empréstimos hipotecários, conseguiu, nomeadamente, duplicar os rendimentos gerados e reduzir o passivo exigível em cerca de 900.000€. Assim, caminhamos no sentido de cumprir um rácio estatutário importante (30%) – “passivo exigível versus capital estatutário” - que passou de 62% para os atuais 42%.

Tudo isto conseguido graças à dedicação, rigor e qualidade do trabalho por parte de toda a equipa da Fisica, que nos impele a todos a sermos cada vez mais fortes e empenhados.

Além do orgulho do trabalho realizado por esta Direção, a nossa experiência demonstra que temos de aumentar o nível de sustentabilidade da Fisica, através da majoração das atividades existentes que contribuem de forma positiva para o resultado. Contudo, temos de diversificar para outras atividades que possam gerar um acréscimo de rendimento, multiplicando, assim, os destinatários das nossas atividades e serviços, diminuindo os riscos inerentes à concentração em entidades que podem alterar as suas opções.

Pretendemos reforçar as condições para a fidelização dos associados, de modo que a “Física seja para a vida”, e isso só será possível se disponibilizarmos um conjunto de serviços e vantagens que acompanhem as necessidades do associado, durante todas as fases da sua vida. Para encontrarmos as melhores soluções, seria importante que todos partilhassem esta reflexão.

Estamos, assim, num desafio inacabado, com um passivo e um nível de rendimento ainda desajustados do nível de sustentabilidade existente, e, por isso, insuficiente para a realização dos fins sociais da Física, com a estabilidade, qualidade e o envolvimento que esta precisa.

No futuro imediato, além do contexto de inflação referido, temos ainda um aumento de taxas de juro em curso, que, face à divida bancária existente, nos trará gastos acrescidos e continuará a trazer instabilidade, nomeadamente ao nível da tesouraria e, como tal, afetará a nossa capacidade de investimento tão necessária para o aumento da sustentabilidade e diversificação referida.

Da nossa parte, continuaremos, de forma sustentada, a dar o nosso melhor, procurando, com os meios que temos, oferecer sempre formação e serviços de excelência para quem frequenta e utiliza os serviços e atividades, inovando nas vantagens, fidelizando os associados, e proporcionando as melhores condições para que os espaços da Fisica sejam locais de convívio, de ocupação dos tempos livres e de formação.

Além das dificuldades, para as quais tentaremos encontrar as melhores soluções, Nós, Física, estamos certos de que no próximo ano surgirão novos projetos, desafios e muitas conquistas!

Aproveitamos a oportunidade para desejar a todos boas festas e um Ano Novo com saúde e paz!"