05.11.2018

Jogo do Sano

O SANO é já uma figura conhecida da Associação de Educação Física e Desportiva. Esta mascote simpática e cheia de energia tem sido uma presença constante nos seus eventos e atividades e recebe o carinho de todos os sócios. Simboliza o espírito motivado e cooperante dos atletas da Física e apela a que estes tomem atitudes positivas, coerentes com a Ética no Desporto.

Agora, chega à Física o Jogo do SANO, um jogo de tabuleiro em que o jogador tem de percorrer um caminho até à bandeira da associação. Mas se pensa que o percurso é linear, desengane-se. O caminho é feito através do lançamento do dado, sendo que nas casas com escadas, podemos ter de recuar ou avançar, dificultando ou facilitando a chegada ao objetivo. Nas casas vermelhas e azuis, o jogador deve retirar uma carta do baralho e agir de acordo com as indicações, sendo recompensado ou penalizado pelo seu comportamento. Por exemplo, se o jogador deixou o balneário desarrumado depois do treino de judo, deve retroceder 2 casas; enquanto que se aplaudiu o adversário quando este marcou um ponto espetacular no jogo de hóquei, deve avançar.

O Jogo do SANO pretende assim promover valores que se relacionam, mas não se circunscrevem, ao desporto, pelo que oferece também exemplos de cidadania e preservação do meio ambiente. O próprio jogo é composto por um dado e pins de madeira, de modo a evitar o consumo de plástico. Esta opção vem ao encontro das ações verdes da Física, onde aliás vamos encontrar vários caixotes para separação de resíduos, de modo a ser feita a sua reciclagem.

Para Sérgio Galvão, Presidente da AEFD, o Jogo do SANO “é uma oportunidade para os pais e filhos, avós e netos e amigos se reunirem e desfrutarem de uma competição à maneira antiga: com um dado e boa-disposição. Mas é também instrumento didático, fundamental nos dias de hoje, em que as lições e aprendizagens devem ser feitas de modo apelativo.”

O Jogo do SANO encontra-se à venda na Física, mesmo a tempo da época natalícia.

É uma oportunidade a não perder.