28.10.2020

Física Renova Bandeira da Ética Desportiva

A Associação de Educação Física e Desportiva viu renovada a entrega da bandeira da ética desportiva numa sessão que contou com a presença de Eduarda Marques, Diretora Regional de Lisboa e Vale do Tejo do I.P.D.J.; José Lima, Coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto; e Laura Rodrigues, Vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras. A cerimónia, cujo número de convidados foi limitado, contou também com a presença dos presidentes dos órgãos sociais da Física: Nuno Amado, Presidente do Conselho Consultivo; Luís Rodrigues, Presidente do Conselho Fiscal e Francisco Fernandes, Presidente da Mesa da Assembleia, bem como de Rodrigo Ramalho e César Costa, da divisão de Educação e Atividade Física da CM Torres Vedras e João Rodeia, do I.P.D.J.


A sessão teve início com a apresentação das ações realizadas pela Física no âmbito da ética desportiva, desde que fez parte do projeto piloto do I.P.D.J. para a implementação do programa em 2017. Foi no ano seguinte, que na Gala Mens Sana In Corpore Sano, a Física foi o primeiro clube a receber a bandeira da ética e, desde então, tem apresentado o que a Vice-presidente da CM de Torres Vedras apelidou de um “trabalho estruturado e rigoroso” para a promoção do que é a característica mais importante do Desporto. Para Laura Rodrigues, a Física superou as expectativas na promoção de valores, particularmente através de materiais criados para os mais jovens, como o Jogo do Sano, um modo fácil e simples de educar as crianças para a ética desportiva.


Eduarda Marques referiu que o Desporto é um meio privilegiado para a transmissão de valores de solidariedade e empatia e deve ser explorado quando queremos formar os nossos jovens. Salientou por isso a ação da Física, pelo modo consistente com que a associação abraçou este projeto, mas também o papel da Câmara Municipal de Torres Vedras, porque é sensível a este tema e apresenta projetos ímpares a desenvolver pelo sector desportivo. De facto, os decisores políticos permitiram a estreita colaboração entre as entidades, pelo que, para José Lima, a história da Bandeira da Ética funde-se com a história da Física e de Torres Vedras. O coordenador do P.N.E.D. afirmou ainda que a Física é um exemplo a nível nacional e que a sua intervenção vem na linha da génese dos Jogos Olímpicos da era moderna, quando pensamos no Desporto como palco de partilha, de valores, de música e formação de cidadãos.


A Diretora Regional deu ainda a notícia de que o projeto Desporto Para Todos da Física foi contemplado pelo I.P.D.J., o que foi bem recebido por Sérgio Galvão. Para o presidente da Física, o desporto inclusivo é fundamental e deve acompanhar o crescimento e a ambição da associação.