23.10.2023

FÍSICA recebe Formação sobre Economia Circular e Sustentabilidade

 No dia 19/10, na Física, participámos numa formação crucial sobre "Gestão de Resíduos, Economia Circular e os ODS" integrada no Projeto PromEC - Promoção da Economia Circular e Proteção dos Ecossistemas, cujo promotor é a ESCO e tem como principal parceiro a associação Artesãos da Circularidade, que desenvolveu esta sessão, bem como outras atividades do projeto que decorre desde o início de 2023.

O PromEC, projeto de Educação Ambiental visa, promover a sensibilização e capacitação dos cidadãos e das comunidade para a Economia Circular a Sustentabilidade e os diferentes ODS (especialmente 12, 13, 14 e 15 mas também o 1,2,11 e 17) . Sensibilizando para a Prevenção da produção excessiva de resíduos, promovendo também a Reutilização e a Reciclagem e garantindo o desenvolvimento de práticas mais Sustentáveis nas empresas, associações e outros agentes.

OBJETIVOS do PromEC e, da presente sessão de Formação:

1 - Sensibilizar e educar diferentes setores da população, incluindo a comunidade escolar, empresas, instituições e a comunidade em geral, para a transição para a Economia Circular.
2 - Formar e capacitar o setor empresariam, associativo, comunicação social e comunidades escolar para as Boas Práticas ambientais e económicas, onde se inclui a gestão de resíduos, de água e energia.
3 - Contribuir para o aumento da recolha seletiva, valorização de resíduos, incentivando a separação correta e promovendo o upcycling, a reciclagem, a compostagem.
4 - Sensibilizar os cidadãos sobre os impactos das suas ações como consumidores.