20.11.2017

FÍSICA NA FASE PILOTO DA BANDEIRA DA ÉTICA

A Física de Torres Vedras foi um dos 7 clubes/instituições que serviu de projeto piloto para a Bandeira da Ética no Desporto.
Esta 2ªfeira, teve lugar a Cerimónia de apresentação onde a Associação de Educação Física e Desportiva de Torres vedras, marcou presença com o Presidente Sérgio Galvão e o coordenador Augusto Aniceto.
Durante a cerimónia, a Física mereceu destaque, com o testemunho de Sérgio Galvão que apresentou a instituição, modalidades, projetos existentes, ações desenvolvidas e a dinamizar brevemente, tais como:
- Criação de um grupo de trabalho envolvendo todas as modalidades existentes na Física.
- Implementação do Projeto Esgrima e Natação adaptada para pessoas com deficiência.
- Gala da Física com critério de nomeação relativo a resultados e comportamentos éticos. 
- Distribuição de informação aos sócios e atletas sobre a ética.
- Palestras subordinadas ao tema da ética.
- Torneios com Prémio Fair Play.
- Criação de uma Mascote.
A Bandeira da Ética é um processo de certificação dos valores éticos no desporto, dirigido a clubes/instituições com o objetivo de promover as boas práticas, acabar com a violência, incentivar o Fair Play, respeitar árbitros e adversários, controlar as emoções. Comportamentos e valores que com contributo de todos podem ter um papel relevante numa prática desportiva agradável.
A cerimónia de apresentação que decorreu no Complexo Desportivo da Academia da Estrela, em Lisboa, contou ainda com presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo. Augusto Baganha, Presidente do Conselho Diretivo do IPDJ e José Lima, coordenador do Projeto da Bandeira da Ética.
Lembramos que a Física de Torres Vedras assumiu o compromisso de promover a ética no desporto, onde pretende ser dos primeiros clubes a hastear essa bandeira.
Somos Física e Estamos Juntos!