06.06.2018

Esgrima- Finais Nacionais (Espada)

   A esgrima é um desporto de combate descendente de técnicas ancestrais de utilização de armas brancas. Atualmente é uma das modalidades integrantes dos Jogos Olímpicos da Era moderna desde a sua primeira edição (1896).

   Disputada em três diferentes disciplinas, correspondentes às diferentes armas existentes na modalidade que são Florete, Espada e Sabre. Com regras próprias, na esgrima, cada assalto é constituído por dois adversários, frente-a-frente, sobre uma pista metálica com 14 metros de comprimento e 1,5 metros de largura.

   Para praticar esgrima devemos estar sempre devidamente equipados, com a arma (espada, florete ou sabre), com o equipamento protetor (máscara, jaqueta, meia-jaqueta, calça, meia e protetor de seios) e equipamento elétrico (fio-de-corpo e fio-de-máscara).

   O objetivo da modalidade passa por tocar no adversário sem ser tocado. O vencedor de um combate de eliminação direta será aquele que for capaz de conquistar 15 pontos (15 toques) antes do seu adversário ou de, chegado ao final do tempo regulamentar, ter mais toques que este.

   Na espada para o toque ser válido, deve ser efetuado com a ponta da arma. A zona válida corresponde a todo o corpo e não existe qualquer tipo de convenção, sendo o ponto atribuído ao esgrimista que tocar primeiro ou aos dois atletas caso o toque seja dado em simultâneo.