15.03.2023

Eliana Pereira na primeira pessoa

A Eliana é a atual responsável pela equipa de fisioterapia do Espaço Saúde Física. Sendo este um espaço histórico que já existe desde os anos 80, o que significa para si ter esta responsabilidade?

A Fisioterapia é uma área que está em constante mudança e que tem enfrentado enormes desafios e com isso, traz também grandes desafios para o Espaço Saúde Física. De uma forma geral, a fisioterapia pretende desenvolver, manter e restaurar a máxima capacidade funcional dos indivíduos ao longo da sua vida e o fisioterapeuta tem um papel terapêutico de resposta às necessidades de quem nos procura! Sinto-me orgulhosa por sentir que toda a equipa está focada neste papel e que, apesar das dificuldades sentidas, conseguimos dar resposta às necessidades de quem os procura e vamos de encontro aos seus objetivos.  

E como tem visto o crescimento deste espaço? Sabemos que está na equipa desde a reforma do atual espaço, em 2015. Sente que estas obras de remodelação foram importantes e vieram dar outras condições?

Confesso que comecei a trabalhar na Física numa altura em que as coisas estavam de facto complicadas e era notória a necessidade de uma remodelação geral. Não só do espaço físico, mas a nível organizacional de sistemas e métodos de trabalho. Em 2016 passei a fazer parte da coordenação da Fisioterapia do Espaço Saúde, a convite da Ana Gonçalves, e foi com muito orgulho que pude acompanhar e fazer parte desta remodelação e reestruturação ao longo dos anos. Foi, sem dúvida, uma mais-valia, não só para quem nos procura, como também para quem aqui trabalha. Passámos a ter muito melhores condições de trabalho, tornando a equipa muito mais motivada e dedicada a quem nos procura. Os utentes também passaram a ter melhores condições, nomeadamente na qualidade do espaço em si, como na aquisição de novos equipamentos e materiais de utilização diária.  Considero que ainda há algum trabalho a ser feito e o Espaço Saúde Física tem muito potencial, mas esse é o desafio de trabalhar aqui. Tenho muito orgulho em toda a equipa do Espaço Saúde Física e do trabalho que desenvolvem diariamente! 

Sendo fisioterapeuta de profissão, considera que a prestação de um serviço de qualidade que visa o ganho de qualidade de vida, saúde e bem-estar a quem procura o Espaço Saúde Física é fundamental?

Por vezes, os serviços de saúde prestados através do SNS, como é o caso do Espaço Saúde, podem ter muitas vezes uma conotação negativa associada. Enquanto fisioterapeuta e estando na Física há mais de dez anos, considero que conseguimos prestar um excelente serviço de Fisioterapia e dar resposta às necessidades que quem nos procura. De outra forma, não teria dedicado tantos anos a esta casa. Considero que temos excelentes profissionais, não só fisioterapeutas, como também dos técnicos operacionais, administrativos e até a equipa de limpeza, que se dedicam diariamente a quem nos procura. Compete-nos a nós mudar esta visão menos positiva e mostrar que é possível fazer um excelente trabalho e ajudar quem nos procura.

Já foi nomeada por diversas vezes para o prémio "Profissional do Ano" na Gala da Física. É um sinal de reconhecimento do trabalho efetuado?

Considero uma atitude nobre e bonita, da parte da direção, de alguma forma mostrar o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano e receber esta nomeação deixa-me orgulhosa, claro! No entanto, poderiam existir muitos mais profissionais a serem nomeados, porque existem excelentes profissionais na Física, nomeadamente no Espaço Saúde, que também mereciam este reconhecimento, pela sua entrega e resultados obtidos diariamente nas suas funções. Mas compreendo que seja uma tarefa muito difícil e por isso admiro este reconhecimento!

Se tivesse de eleger um momento mais marcante, ao longo destes anos, qual seria?

Não consigo atribuir um único momento marcante, até porque dentro do espaço saúde, ao longo destes dez anos, tive vários papéis. Enquanto fisioterapeuta existiram alguns momentos em que me pude consciencializar do impacto que pequenos gestos e palavras enquanto profissional de saúde podem ter nada vida das pessoas. Somos muito mais do que profissionais técnicos! Somos o profissional em quem as pessoas confiam a sua dor (física e emocional) e em quem depositam confiança para alcançar uma melhor qualidade de vida!

Um dos momentos mais marcantes enquanto coordenadora do departamento de fisioterapia foi, sem dúvida, a abertura do Espaço Saúde Silveira em 2018. O desafio de abrir um novo espaço e ver o crescimento dele ao longo destes quatro anos é, de facto, algo muito gratificante. Um local onde somos muito acarinhados pelos utentes, num espaço mais pequeno, familiar e que ainda tem muito potencial de crescimento.  É uma “mini física”, da qual tenho muito orgulho!