22.01.2021

Conservatório de Música da Física de Torres Vedras

A Escola de Música da Física celebrou no dia 19 de janeiro 40 anos. Foi em 1981 que a Física recebeu o alvará do Ministério da Educação, reconhecendo essa entidade como escola oficial e agora, passadas 4 décadas, vê aprovado o seu novo nome para “Conservatório de Música da Física de T. Vedras - Luís António Maldonado Rodrigues”.

 

Por esta escola passaram nomes como Nuno Côrte-Real, Ana Melo, Helder Marques, Rúben Monteiro, Ricardo Branco e Susana Duarte, atual diretora pedagógica do Conservatório, entre outros. Na verdade, alguns dos docentes que tem atualmente a instituição são ex-alunos, que seguiram a sua carreira no mundo da música. Muitos outros o fizeram e hoje fazem parte de orquestras com atuações em vários pontos do mundo. Outros, seguiram diversos caminhos na sua vida profissional, mas beneficiaram de um ensino de qualidade nesta arte, como era o desígnio do fundador da Escola aquando da sua criação em 1979.

Com uma vasta oferta pedagógica, o Conservatório recebe alunos desde muito novos (a partir dos 4 anos) nos Cursos de Iniciação Musical.

Destinados sobretudo a jovens e adultos, os Cursos Livres incluem aulas de canto, guitarra, clarinete, contrabaixo, fagote, flauta de bisel ou transversal, oboé, órgão, percussão, piano, saxofone, trompa, trompete, viola de arco, violino ou violoncelo. Uma das características mais determinantes para o sucesso dos alunos é ser uma instituição rigorosa na exigência mas também no acompanhamento que dá a cada um, além de proporcionar um ambiente acolhedor e familiar, como refere Susana Duarte.

Já o Curso Básico de Música é uma oferta formativa disponível aos alunos do preparatório que pretendem frequentar um curso oficial. Ou seja, através da articulação dos agrupamentos de escolas e do Conservatório de Música da Física, as aulas que os alunos têm aí farão parte do seu currículo académico na escola. Para os alunos do Secundário que pretendem seguir a carreira musical, esta também é uma possibilidade pois o Conservatório oferece uma formação avançada de música que os vai encaminhar nesse sentido.
“O facto de ser hoje Conservatório de Música da Física é, no fundo, uma atualização natural do nosso percurso de 40 anos. Assinala o selo de qualidade que o Ministério da Educação oferece aos nossos cursos oficiais e reafirma o compromisso de trabalharmos sempre por este desígnio do seu fundador: o de termos um ensino de música de qualidade”, refere Sérgio Galvão numa comunicação aos sócios.
O presidente da Física agradeceu aos mecenas do conservatório, as empresas Pax Optica, cujo apoio financiou novos instrumentos musicais; e Toitorres, que contribuiu para a remodelação das salas de aula.

Este aniversário e nova designação são assinalados pela renovação da imagem da Escola, agora Conservatório. Uma imagem forte que assume a responsabilidade e o orgulho na sua história de 40 anos.

Parabéns Conservatório de Música da Física de Torres Vedras!