30.06.2020

CD - Torres Vedras: O Órgão Histórico da Igreja da Misericórdia

Decorreu no passado domingo, dia 28 de Junho, o lançamento do CD " Torres Vedras: O Órgão Histórico da Igreja da Misericórdia", desta vez em streaming no Facebook do Teatro-cine de Torres Vedras. 
No ano em que a Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras celebra os seus 500 anos de existência, este trabalho discográfico representa os 12 anos de actividade deste órgão de tubos de 1773, construído por Bento Fontanes (restauro em 2008 por Dinarte Machado), importante organeiro galego do século XVIII, recriando as sonoridades e práticas musicais da época. 
Obras de Domenico Zipoli, Carlos Seixas, ou Tomaso Albinoni, são apenas alguns dos compositores apresentados neste disco, que apresenta também a paisagem sonora de um Portugal, fortemente influênciada pela cultura italiana de então. 
Estiveram presentes nesta sessão de apresentação, Dra. Ana Umbelino, vereadora da cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, José Elias, vice-provedor desta Santa Casa e François Sibertin-Blanc, editor discográfico e representante da editora francesa FSB Musique, a qual gravou este trabalho. O CD teve o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras e Câmara Municipal de Torres Vedras. 
Estiveram ainda presentes os parceiros do Ciclo de Órgão de Torres Vedras, O Pe.Álvaro Bizarro (Paróquia de Torres Vedras/Patriarcado), Professora Susana Duarte (Diretora da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, Física de Torres Vedras), Maria Esteves da Cultur`Canto Associação Cultural, bem como algunjs elementos da mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras. 
A apresentação contou com a interpretação de peças musicais a cargo de Daniel Oliveira, organista titular do instrumento e professor de órgão na Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, e Marcos Lázaro, violinista e professor no Instituto Gregoriano de Lisboa, os intérpretes que se apresentam  neste mesmo trabalho discográfico. 
Foi ainda recordado o provedor Vasco Fernandes, provedor da Santa Casa de Torres Vedras, falecido no início do mês de Junho, onde foi feita uma reconhecida homenagem pelo trabalho e dedicação a este projecto. 
O CD está disponível em vários locais, incluíndo na própria igreja da Misericórdia em Torres Vedras. Estando também disponível online no site da FSB Musique.

Assista aqui à apresentação