14.03.2024

Entrevista a João Sousa

Como começou o seu envolvimento com a Física?

Conheço a Física desde que nasci. Comecei como atleta quando ainda era pequenino, onde pratiquei basquetebol e ginástica. Também já assumi funções como seccionista, depois vogal da direção e, só em 2013, como funcionário da associação.

 Ao longo dos seus 43 anos como sócio, como descreveria a evolução das modalidades desportivas na AEFD?

A Física tem crescido muito ao longo destes quase 99 anos. Olhando para trás, a associação teve um grande desenvolvimento não apenas nas modalidades desportivas mas também nas infra-estruturas. A qualidade da formação desportiva tem sido cada vez melhor, tal como as condições que tentamos oferecer aos sócios. 

Qual foi o seu papel enquanto vogal da direção da Física?

Entrei como vogal em 1997 com o presidente Fernando Alves e logo de seguida com o mandato do Carlos Miguel. Regressei na mesma função em 2007 com a direção de Vitor Rosado e terminei, em 2013, no mandato de Luis Carlos Lopes. Foi neste tempo que assumi funções como diretor das modalidades e onde conseguimos levar a equipa sénior de hóquei em patins às provas europeias. Só mais tarde tive o papel de secretário de direção.

Como foi a sua experiência como responsável pelo aprovisionamento e instalações da Física?

Fazia tudo e de tudo um pouco. Conhecendo bem a associação, procurava oferecer soluções para os diversos problemas que poderiam surgir. Iniciei esta função logo após a entrada da atual direção. Foram diversas as mudanças que trouxeram e que impulsionaram a Física que conhecemos hoje.

Como descreveria a importância da Física na comunidade local ao longo dos anos?

A Física tem uma grande importância na formação desportiva em Torres Vedras. Educar e formar jovens a nível desportivo e pessoal. Só assim obtemos bons resultados

Qual o segredo para manter o interesse dos sócios e atletas ao longo dos anos?

O segredo é manter os sócios e atletas entusiasmados com as diversas atividades. Aprender, praticar e gostar de jogar é o principal! A competição vem depois. 

Como imagina/como gostaria de ver a AEFD daqui a 10 anos e qual o legado que gostaria de deixar para as gerações futuras de sócios e membros da associação?

Eu vejo a Física como um clube de formação. Gostaria de ver mais atletas da Física a chegarem ao final da sua formação e integrarem as equipas séniores. É importante termos esses exemplos como inspiração para novos atletas.